Thursday, January 01, 2009

Rever

Quando o Pedro Mexia escreveu no outro dia, no Público, sobre o Joelho de Claire, do Rohmer, foi como se tivesse a ler sobre um filme que nunca vi. Vi o Le Genou de Claire há uns bons anos, com outros filmes do Rohmer, mas a lembrança do filme propriamente dito, desaparece. Fica só o titulo. Parece que Pauline Kael, só via os filmes uma vez. Não alinhava cá nessa coisa da redescoberta. Para ela devia ser suficiente a memória da primeira e única vez.
Cá em casa, no primeiro dia do ano, vamos dedicar-nos a rever filmes dos quais já só temos memória do ano em que o vimos, e do deslumbramento provocado pela primeira vez. "Eduardo Mãos de Tesoura", é o primeiro.
Já agora, o meu filme do ano de 2008, foi o "Meu querido mês de Agosto" do Miguel Gomes, e das poucas promessas que faço quando entramos num novo ano, há duas que se repetem: "Ler, ir ao cinema". Para este, mais duas, muito simples: Deitar-me mais cedo, e afastar-me mais da espuma dos dias. Esta última vai ser cumprida com o cancelamento das assinaturas de duas news magazines. Vou tentar que a crise me passe ao lado.
Bom ano para todos.

1 Comments:

Blogger conan said...

bom ano

11:27 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home